quinta-feira, 22 de março de 2012

Nenê faz duplo-duplo na estreia, e Washington vence New Jersey Nets

Em seu primeiro jogo pelos Wizards, brasileiro faz 22 pontos e pega 10 rebotes, e ajuda equipe a ganhar por 108 a 89 fora de casa


NBa Nenê basquete (Foto: AP)
Nenê sobe para a cesta em sua estreia pelo
Washington Wizards (Foto: AP)
Na terça-feira, Leandrinho teve uma boa estreia pelo Indiana Pacers. Nesta quarta-feira, foi a vez de Nenê de fazer seu primeiro jogo pelo seu novo time, o Washington Wizards. E começou de maneira ainda melhor. O pivô brasileiro conseguiu um duplo-duplo, com 22 pontos e 10 rebotes na vitória da equipe por 108 a 89 sobre o New Jersey Nets, fora de casa.
Nenê atuou por 30 minutos e foi o segundo maior do time, atrás apenas do armador Jordan Crawford, que marcou 23 pontos. O brasileiro, trocado pelo Denver Nuggets na última semana, também deu duas assistências e um toco.
Do lado dos Nets, o destaque foi o ala-pivô Kris Humphries, que também fez um duplo-duplo, com 13 pontos e 16 rebotes. O armador Deron Williams fez 17 pontos, mas foi expulso no terceiro quarto após reclamar com o juiz e receber uma falta técnica.
Com a segunda pior campanha da Conferência Leste, o Washington venceu apenas sua 11ª partida na temporada, e já perdeu 34 vezes. O New Jersey, que está apenas uma posição acima do adversário, soma 15 vitórias e 33 derrotas.

Confira os duelos desta quarta:
Toronto Raptors 82 x 94 Chicago Bulls
Philadelphia 76ers 79 x 82 New York Knicks
Orlando Magic 103 x 93 Phoenix Suns
New Jersey Nets 89 x 108 Washington Wizards
Atlanta Hawks 103 x 102 Cleveland Cavaliers
New Orleans Hornets 92 x 101 Golden State Warriors
Oklahoma City Thunders 114 x 91 Los Angeles Clippers
San Antonio Spurs 116 x 100 Minnesota Timberwolves
Denver Nuggets 116 x 115 Detroit Pistons
Dallas Mavericks 93 x 109 Los Angeles Lakers

Sem rivalidade, ídolos brasileiros do Barcelona exaltam recorde de Messi


Ronaldinho Gaúcho lembra do passe que deu para primeiro gol de Pulga. Romário faz ressalva: 'Não consegue repetir o futebol na seleção argentina'


Há quem diga que os números não dizem muita coisa no futebol. Mas com LionelMessi não é bem por aí. Com apenas 24 anos de idade, sendo 12 deles no Barcelona, o argentino já tem o currículo recheado de conquistas, com 18 títulos coletivos nos últimos sete anos, além de ser eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo nas últimas três temporadas. Gols, então, nem se fala. "La Pulga" acabou de se tornar o maior artilheiro da história do clube culé, com 234 tentos, ultrapassando o antigo detentor do recorde, César Rodríguez. Tudo isso com mais uns dez anos de carreira - caso nenhum desastre aconteça. Ou seja, muita coisa ainda está por vir. E até mesmo grandes ícones do futebol mundial já tiram o chapéu para o craque.
É o caso de Ronaldinhho Gaúcho, hoje no Flamengo, mas que na temporada 2004/2005 atuava no Barcelona e já via, nos primeiros passos de Leo, que ele faria história.
- Estou muito feliz por ver um menino tão novo atingir o momento que atingiu. Eu o vi  começando. O primeiro gol dele com a camisa do Barcelona foi de um passe meu. Desde a minha chegada ao Barcelona via no Messi um jovem com talento e potencial. Hoje, torço ainda mais por ele. Não só por ser um grande jogador, mas por ser um amigo. Vou torcer sempre. E que continue sempre assim, buscando sempre fazer o melhor, porque tem muito a conquistar na vida - lembrou o brasileiro, ídolo na Catalunha, onde foi bicampeão espanhol e campeão da Champions League.
Messi alcançou a marca de 234 gols na última terça-feira, contra o Granada, em seu 314º jogo dele no Barcelona. Ao todo, 44 jogos a menos do que o antigo recordista precisou para marcar 232 vezes. E o jogador está no caminho certo para superar o número de gols absolutos (contando também partidas amistosas) de um único jogador com a camisa azul-grená. Ele tem 253 gols, enquanto César Rodríguez soma 291 e Paulino Alcántara tem 369.

- Essa marca é bem merecida pelos títulos que já conquistou pelo Barcelona. O Messi é um craque e vem demonstrando isso. No entanto, ainda não consegue repetir com a camisa da Argentina o que ele faz no Barcelona. Por isso, não pode entrar para a galeria dos maiores da história, mas pode mudar  isso. O Messi é bem novo e ainda há tempo.
E se alguém que jogou no Barcelona entende de gols, apesar de não ter marcado muitos por lá por ter ficado pouco tempo no clube (somente em 1993-94), este alguém é Romário. O Baixinho também rasga elogios ao argentino, apesar de fazer uma ressalva importante.
O Messi é daquelas pessoas que Deus tocou com uma varinha mágica e falou que ele seria o cara"
Daniel Alves
Quem convive com Messi também destaca, além de sua qualidade, a humildade e o convívio pacífico com os companheiros de time. Daniel Alves, contemporâneo do argentino na atual e vitoriosa geração barcelonista, não esconde toda a sua admiração pelo camisa 10.
- Sempre dou a mesma resposta: ele chega aonde ele quiser pela qualidade e idade que tem. Não está parando de jogar, mas praticamente começando a carreira, e pode conquistar mais. O Messi é daquelas pessoas que Deus tocou com uma varinha mágica e falou que seria o cara, como Romário, Pelé, Ronaldo, Ronaldinho... E é um cara muito humilde, que trata todo mundo bem. É um pouco na dele, mas é um ótimo companheiro não só dentro como também fora de campo - contou o brasileiro.
O lateral tem um gol, entre os 236 de Messi no Barça, que é o seu favorito. Curiosamente, ele não estava em campo no momento, mas se lembra perfeitamente do lance.
- Não estava em campo contra o Getafe. Não tive a honra. Mas estava de fora, na arquibancada, e foi especial ver aquele gol pela forma que aconteceu. Ficaria com esse, apesar de não estar em campo - revelou.
INFO - Números careira de Messi barcelona (Foto: Agência EFE)Os números na carreira de Messi (Foto: Agência EFE)
No caminho para ser o maior de todos
O que mais surpreende Rivaldo, que atuou no clube de 1998 a 2002, é o tamanho dos feitos de Messi com tão pouca idade. Para o apoiador, Messi tem tudo para ser um "Mr. Barcelona".
- O Messi surpreende pela idade. Ele é muito novo e já conquistou vários títulos importantes com a camisa do Barcelona. Na minha opinião, já está na história. E, por tudo isso, acredito que possa ser o maior e melhor jogador que atuou pelo clube. Até porque ainda tem muitas coisas para fazer e muitas marcas a alcançar no Barça. Acho que o Messi pode ser o jogador mais falado e o mais conhecido de todos os tempos do Barcelona. E, sem dúvida alguma, acredito que fará história.
Vai ser difícil aparecer um igual a ele de novo. É gênio, tem um raciocínio rápido e é goleador"
Evaristo de Macedo
Evaristo de Macedo, primeiro brasileiro a fazer história no Barcelona e que abriu caminho para nomes como Rivaldo, Ronaldinho e Romário, crê que Messi tem tudo para se tornar o maior jogador de todos os tempos no clube catalão - apesar de rechaçar as comparações.
- Vai ser difícil aparecer um igual a ele de novo. É gênio, tem um raciocínio rápido e é goleador - faz até gol de cabeça. Aliás, esse não é o forte dele pelo tamanho. Mas não tem problema. O que faz no chão já paga o espetáculo. O Messi é um garoto que já brilhava na base do Barça e, hoje, confirmou tudo o que se esperava dele. Na minha opinião, tem tudo para se tornar o maior jogador da história do clube. Mas essa coisa de ficar comparando épocas é um pouco complicado. Cada time marcante do Barcelona teve seu grande jogador. Então, é uma coisa para ser olhada com bastante cuidado.
Pelo visto, os pouco mais de 100 gols que faltam para Messi ultrapassar Paulino o filipino Alcántara e se tornar o maior artilheiro da história do Barcelona - e aí quebrar os recordes sem asteriscos - vão demorar muito pouco para sair. Afinal, talento e torcida não faltam
.