sexta-feira, 30 de março de 2012

COB traça meta ‘muito realista’ para Londres: 15 medalhas, igual a Pequim


Brasil deve ter delegação menor, mas expectativa é superar o número de finais. Comitê levará 16 jovens atletas não classificados para 'quebrar o gelo'


cesar cielo natação Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos  (Foto: Satiro Sodré/Agif)Natação e atletismo vão compor a maior parte da
delegação (Foto: Satiro Sodré/Agif)
A 121 dias da abertura dos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou os objetivos traçados para a delegação em Londres. Com relação ao número de medalhas, foi adotada uma “meta muito realista”. A entidade tem a expectativa de repetir o número de pódios de Pequim-2008, 15, e superar a marca de 38 finais disputadas. Na China, o país terminou em 22º lugar. O Brasil tem até o momento 165 vagas em 23 modalidades, mas é esperado que a lista atinja o número de 250 atletas - 27 a menos do que na última edição. A delegação irá ocupar três prédios na Vila Olímpica.


- O atletismo e a natação têm o maior contingente. A ideia é fazer uma equipe cada vez mais qualificada. Queremos obter o maior número de finais olímpicas. Em Pequim foram 38 e queremos ultrapassar isso, aumentando o leque de modalidades esportivas. Com relação às medalhas, somos muito realistas e queremos conquistar cerca de 15 medalhas, algo parecido com Pequim. Nos faltou tempo para aumentar esse número desde 2009, quando ganhamos a sede olímpica. Para 2016, no Rio, a meta é dobrar o número de medalhas. Para este período teremos tempo, apoio de federações internacionais, apoio dos três níveis de governo. É uma meta muito agressiva e realista - disse Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.
Marcus Vinícius explicou que governos, confederações e iniciativa privada se uniram para apoiar mais o esporte depois do Pan-2007 e da escolha do Rio como sede das Olimpíadas de 2016. Não houve, porém, tempo para que essa mobilização ajudasse no desempenho dos atletas em 2012.
- A mudança na forma de financiamento do esporte olímpico brasileiro se deu quando o Rio conquistou o direito de ser a sede dos Jogos de 2016, no dia 2 de outubro de 2009. Mas o dinheiro não compra medalhas. É preciso tempo para se formar um atleta olímpico, com apoio de todos os níveis de governo e da iniciativa privada.
Carlos Arthur Nuzman Cob traça metas para Londres (Foto: Reuters)Nuzman destaca que preparação dos atletas é
responsabilidade das confederações(Foto: Reuters)
Presidente do COB, Carlos Arhuz Nuzman fez questão de destacar que, apesar de toda a estrutura, a entidade não é o responsável direto pela preparação dos atletas.
- É importante separar, até para não confundir a população. Quem prepara os atletas são as confederações. O COB dá meios e condições e procura atendê-las da melhor maneira possível, com integração muito grande.
Para alcançar as metas de Londres, os atletas contarão com uma estrutura semelhante à dos principais países. Além de um centro de treinamento exclusivo (Crystal Palace), eles também terão à disposição uma equipe de 19 pessoas ligadas à área de ciência e tecnologia do esporte. Alguns destes profissionais trabalharão com 40 sinais de TV, farão downloads e decupagem das lutas para apresentar aos representantes do judô os principais golpes dos adversários que irão enfrentar.
A ideia é fazer uma equipe cada vez mais qualificada. Queremos obter o maior número de finais olímpicas."
Marcus Freire, superintendente do COB
O COB também reservou alguns quartos de hotéis, estruturas de apoio para que atletas de algumas modalidades possam descansar mais próximos às áreas de competição. A vela, que estará numa subsede, contará com uma casa exclusiva. O vôlei também terá uma segunda quadra, além da do Crystal Palace, para treinamentos, que estará à disposição de Bernardinho e José Roberto Guimarães, 24 horas por dia.

'Quebra-Gelo': 16 atletas de 2016 vão viver o clima olímpico

Visando aos Jogos do Rio, em 2016, também serão escolhidos 16 jovens atletas para integrar o Projeto “Quebra-Gelo”. Entre os pré-requisitos está a necessidade de nunca tenrem participado de uma edição olímpica, que não estejam classificados para Londres, e que sejam, de preferência, de esportes individuais ou em duplas.

- Queremos que eles entendam o mundo olímpico, para que se acostumem com o que acontece numa Vila, convivendo com 11 mil estrelas. Queremos que a mosca azul do deslumbramento os morda quatro anos antes, para chegarem aos Jogos do Rio vacinados. Hoje temos 27 nomes na lista. Os 16 selecionados vão passar de quatro a cinco dias acompanhando suas modalidades. Dependendo da qual seja, poderá treinar com os atletas no Crystal Palace - explicou Marcus Vinícius Freire
.

terça-feira, 27 de março de 2012

UFC tentou alugar estrutura usada pelo U2 para evento no Engenhão


Dana White revela, no entanto, que o Ultimate terá de montar sua própria composição. Dirigente espera entre 60 e 80 mil pessoas no estádio


O UFC já escolheu o Engenhão como palco do UFC 147, e agora os dirigentes quebram a cabeça para organizar pela primeira vez o evento num estádio de futebol. Assentos no gramado, telões para que todos possam assistir às lutas da melhor maneira possível, som da melhor qualidade... Tudo isso entra no pacote de medidas para o evento.
Até uma estrutura usada pelo U2 em seus shows, chamada de "The Claw" (A Garra) foi cogitada para fazer parte do evento no estádio carioca.
the claw u2 (Foto: Divulgação/Site Oficial U2)'The Claw' tem um telão gigante em cima do palco 
- Nós estamos trabalhando nisso agora. Para fazer um equipamento de iluminação dentro de um daqueles lugares? Você viu o último show do U2? Tentamos alugar aquela garra - ou seja lá o que for aquela coisa. Tentamos alugar aquela coisa deles, mas não pudemos obtê-la porque não conseguiríamos usar lá (no Brasil). Por isso, estamos construindo a nossa própria versão da coisa. Há um monte de trabalho a se fazer para esse show - disse Dana White ao site "MMAjunkie".
A expectativa dos dirigentes do UFC é que o evento no Brasil seja o mais novo recordista de público de um evento da organização. O UFC 129, em Torono (CAN), é atualmente o que detém a marca, com 55.724 presentes.
- Teremos entre 60 e 80 mil pagantes (no Engenhão). O público do Rio vai bater o de Toronto - prometeu Dana White.
O UFC 147 será realizado no dia 23 de junho e terá como atração principal a disputa do cinturão dos médios entre Anderson Silva e Chael Sonnen. As duas finais do TUF e o duelo entre os treinadores do reality show, Vitor Belfort e Wanderlei Silva, também serão disputadas na mesma noite
.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Conheça o centro de treinamento de MMA montado para o TUF Brasil


Local que receberá os combates do reality show tem equipamentos de alto nível e é decorado com fotos de ídolos como Anderson Silva e José Aldo


O "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões" estreia neste domingo e a curiosidade para conhecer os detalhes do novo reality show só aumenta. A reportagem doGLOBOESPORTE.COM teve acesso à academia montada para receber os candidatos a um contrato com o UFC e que será o centro das ações no programa.
Porta de entrada do Centro de Treinamento do TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Porta de entrada do Centro de Treinamento do TUF Brasil 
A cena podia ser de algum filme de suspense! Na hora marcada, nossa equipe de reportagem foi até o ponto acertado. Um motorista nos esperava para nos conduzir ao destino. Depois de alguns minutos de silêncio, já podíamos ver uma porta guardada por seguranças bem arrumados. A entrada, quase secreta, estava lá para preservar a confidencialidade do programa.
Logo no primeiro corredor, dois painéis lembram que é preciso entrar de cara no treinamento. Literalmente! Afinal, as fotos com o antes e o depois de uma luta deixam em evidência as marcas dos confrontos.
Parede com fotos de lutadores do UFC antes e depois das lutas na academia do TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Parede com fotos de lutadores do UFC antes e depois das lutas. Entre os retratos destacados, Kenny Florian, Randy Couture, Forrest Griffin, Chuck Liddell e o brasileiro Thales Leites(Foto: Mônica Ramos/TV Globo)
Depois, um passeio por containers estilizados e divididos entre os técnicos das equipes. De um lado do corredor, Wanderlei Silva. Do outro, Vitor Belfort. Tudo muito estruturado e organizado para que os treinadores possam planejar o dia a dia dos atletas.
Porta da sala de Wanderlei Silva no TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Porta da sala de Wanderlei Silva no CT do The Ultimate Fighter Brasil 
Parede do corredor que leva à sala de Vitor Belfort no TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Parede do corredor que leva à sala de Vitor Belfort no TUF Brasil 
Ao final da reta, uma porta com um letreiro grande o suficiente para lembrar aos competidores qual o destino final: UFC. O vencedor da categoria pena e o do peso-médio sairão da disputa com um contrato assinado com a maior empresa do esporte, que coordena a principal competição de MMA do mundo.
Academia do TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Sala de musculação do TUF Brasil, onde também há sacos de areia (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)
Seguindo no tour do The Ultimate Fighter Brasil, um passo a frente e ali, diante dos olhos, o playground favorito de qualquer lutador. Aparelhos, sacos, tatame... Equipamentos de alta qualidade para promover o melhor desempenho dos artistas marciais.
Tatame do TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Tatame do TUF Brasil tem fotos de Liddell, Royce Gracie e Mark Coleman (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)
Pneus para treinamento de força no TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Pneus para treinamento de força no TUF Br (Ft: Mônica Ramos)
Mas o brilho no olhar ganha força mesmo com o ameaçador octógono! Devidamente rodeado de quadros inspiradores de Anderson Silva, Junior Cigano e José Aldo, a arena de oito lados será palco das lutas decisivas do TUF.
Octógono do TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Octógono do TUF Brasil, onde ocorrerão todas as lutas do programa (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)
Córner de Wanderlei Silva no octógono do TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Córner de Wanderlei Silva tem, ao lado de sua foto, o pôster de um de seus maiores rivais no Ultimate, Chuck Liddell, além do ex-campeão do TUF Nate Diaz (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)
Córner de Vitor Belfort no octógono do TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Córner de Vitor Belfort, com fotos de Michael Bisping e BJ Penn ao lado (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)
A visita estava chegando ao fim, mas um detalhe não podia deixar de ser notado: o calor insuportável. Não é falta de ar condicionado...É uma exigência dos técnicos. Querem dar o clima quente da luta!
Bancada da cozinha americana da academia do TUF Brasil (Foto: Mônica Ramos/TV Globo)Bancada da cozinha americana da academia do TUF Brasil 
Revelada a academia do The Ultimate Figher Brasil, agora o suspense fica por conta de quem será o próximo gladiador do terceiro milênio. O reality show estreia neste domingo, na TV Globo, depois do Big Brother Brasil 12
.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Nenê faz duplo-duplo na estreia, e Washington vence New Jersey Nets

Em seu primeiro jogo pelos Wizards, brasileiro faz 22 pontos e pega 10 rebotes, e ajuda equipe a ganhar por 108 a 89 fora de casa


NBa Nenê basquete (Foto: AP)
Nenê sobe para a cesta em sua estreia pelo
Washington Wizards (Foto: AP)
Na terça-feira, Leandrinho teve uma boa estreia pelo Indiana Pacers. Nesta quarta-feira, foi a vez de Nenê de fazer seu primeiro jogo pelo seu novo time, o Washington Wizards. E começou de maneira ainda melhor. O pivô brasileiro conseguiu um duplo-duplo, com 22 pontos e 10 rebotes na vitória da equipe por 108 a 89 sobre o New Jersey Nets, fora de casa.
Nenê atuou por 30 minutos e foi o segundo maior do time, atrás apenas do armador Jordan Crawford, que marcou 23 pontos. O brasileiro, trocado pelo Denver Nuggets na última semana, também deu duas assistências e um toco.
Do lado dos Nets, o destaque foi o ala-pivô Kris Humphries, que também fez um duplo-duplo, com 13 pontos e 16 rebotes. O armador Deron Williams fez 17 pontos, mas foi expulso no terceiro quarto após reclamar com o juiz e receber uma falta técnica.
Com a segunda pior campanha da Conferência Leste, o Washington venceu apenas sua 11ª partida na temporada, e já perdeu 34 vezes. O New Jersey, que está apenas uma posição acima do adversário, soma 15 vitórias e 33 derrotas.

Confira os duelos desta quarta:
Toronto Raptors 82 x 94 Chicago Bulls
Philadelphia 76ers 79 x 82 New York Knicks
Orlando Magic 103 x 93 Phoenix Suns
New Jersey Nets 89 x 108 Washington Wizards
Atlanta Hawks 103 x 102 Cleveland Cavaliers
New Orleans Hornets 92 x 101 Golden State Warriors
Oklahoma City Thunders 114 x 91 Los Angeles Clippers
San Antonio Spurs 116 x 100 Minnesota Timberwolves
Denver Nuggets 116 x 115 Detroit Pistons
Dallas Mavericks 93 x 109 Los Angeles Lakers

Sem rivalidade, ídolos brasileiros do Barcelona exaltam recorde de Messi


Ronaldinho Gaúcho lembra do passe que deu para primeiro gol de Pulga. Romário faz ressalva: 'Não consegue repetir o futebol na seleção argentina'


Há quem diga que os números não dizem muita coisa no futebol. Mas com LionelMessi não é bem por aí. Com apenas 24 anos de idade, sendo 12 deles no Barcelona, o argentino já tem o currículo recheado de conquistas, com 18 títulos coletivos nos últimos sete anos, além de ser eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo nas últimas três temporadas. Gols, então, nem se fala. "La Pulga" acabou de se tornar o maior artilheiro da história do clube culé, com 234 tentos, ultrapassando o antigo detentor do recorde, César Rodríguez. Tudo isso com mais uns dez anos de carreira - caso nenhum desastre aconteça. Ou seja, muita coisa ainda está por vir. E até mesmo grandes ícones do futebol mundial já tiram o chapéu para o craque.
É o caso de Ronaldinhho Gaúcho, hoje no Flamengo, mas que na temporada 2004/2005 atuava no Barcelona e já via, nos primeiros passos de Leo, que ele faria história.
- Estou muito feliz por ver um menino tão novo atingir o momento que atingiu. Eu o vi  começando. O primeiro gol dele com a camisa do Barcelona foi de um passe meu. Desde a minha chegada ao Barcelona via no Messi um jovem com talento e potencial. Hoje, torço ainda mais por ele. Não só por ser um grande jogador, mas por ser um amigo. Vou torcer sempre. E que continue sempre assim, buscando sempre fazer o melhor, porque tem muito a conquistar na vida - lembrou o brasileiro, ídolo na Catalunha, onde foi bicampeão espanhol e campeão da Champions League.
Messi alcançou a marca de 234 gols na última terça-feira, contra o Granada, em seu 314º jogo dele no Barcelona. Ao todo, 44 jogos a menos do que o antigo recordista precisou para marcar 232 vezes. E o jogador está no caminho certo para superar o número de gols absolutos (contando também partidas amistosas) de um único jogador com a camisa azul-grená. Ele tem 253 gols, enquanto César Rodríguez soma 291 e Paulino Alcántara tem 369.

- Essa marca é bem merecida pelos títulos que já conquistou pelo Barcelona. O Messi é um craque e vem demonstrando isso. No entanto, ainda não consegue repetir com a camisa da Argentina o que ele faz no Barcelona. Por isso, não pode entrar para a galeria dos maiores da história, mas pode mudar  isso. O Messi é bem novo e ainda há tempo.
E se alguém que jogou no Barcelona entende de gols, apesar de não ter marcado muitos por lá por ter ficado pouco tempo no clube (somente em 1993-94), este alguém é Romário. O Baixinho também rasga elogios ao argentino, apesar de fazer uma ressalva importante.
O Messi é daquelas pessoas que Deus tocou com uma varinha mágica e falou que ele seria o cara"
Daniel Alves
Quem convive com Messi também destaca, além de sua qualidade, a humildade e o convívio pacífico com os companheiros de time. Daniel Alves, contemporâneo do argentino na atual e vitoriosa geração barcelonista, não esconde toda a sua admiração pelo camisa 10.
- Sempre dou a mesma resposta: ele chega aonde ele quiser pela qualidade e idade que tem. Não está parando de jogar, mas praticamente começando a carreira, e pode conquistar mais. O Messi é daquelas pessoas que Deus tocou com uma varinha mágica e falou que seria o cara, como Romário, Pelé, Ronaldo, Ronaldinho... E é um cara muito humilde, que trata todo mundo bem. É um pouco na dele, mas é um ótimo companheiro não só dentro como também fora de campo - contou o brasileiro.
O lateral tem um gol, entre os 236 de Messi no Barça, que é o seu favorito. Curiosamente, ele não estava em campo no momento, mas se lembra perfeitamente do lance.
- Não estava em campo contra o Getafe. Não tive a honra. Mas estava de fora, na arquibancada, e foi especial ver aquele gol pela forma que aconteceu. Ficaria com esse, apesar de não estar em campo - revelou.
INFO - Números careira de Messi barcelona (Foto: Agência EFE)Os números na carreira de Messi (Foto: Agência EFE)
No caminho para ser o maior de todos
O que mais surpreende Rivaldo, que atuou no clube de 1998 a 2002, é o tamanho dos feitos de Messi com tão pouca idade. Para o apoiador, Messi tem tudo para ser um "Mr. Barcelona".
- O Messi surpreende pela idade. Ele é muito novo e já conquistou vários títulos importantes com a camisa do Barcelona. Na minha opinião, já está na história. E, por tudo isso, acredito que possa ser o maior e melhor jogador que atuou pelo clube. Até porque ainda tem muitas coisas para fazer e muitas marcas a alcançar no Barça. Acho que o Messi pode ser o jogador mais falado e o mais conhecido de todos os tempos do Barcelona. E, sem dúvida alguma, acredito que fará história.
Vai ser difícil aparecer um igual a ele de novo. É gênio, tem um raciocínio rápido e é goleador"
Evaristo de Macedo
Evaristo de Macedo, primeiro brasileiro a fazer história no Barcelona e que abriu caminho para nomes como Rivaldo, Ronaldinho e Romário, crê que Messi tem tudo para se tornar o maior jogador de todos os tempos no clube catalão - apesar de rechaçar as comparações.
- Vai ser difícil aparecer um igual a ele de novo. É gênio, tem um raciocínio rápido e é goleador - faz até gol de cabeça. Aliás, esse não é o forte dele pelo tamanho. Mas não tem problema. O que faz no chão já paga o espetáculo. O Messi é um garoto que já brilhava na base do Barça e, hoje, confirmou tudo o que se esperava dele. Na minha opinião, tem tudo para se tornar o maior jogador da história do clube. Mas essa coisa de ficar comparando épocas é um pouco complicado. Cada time marcante do Barcelona teve seu grande jogador. Então, é uma coisa para ser olhada com bastante cuidado.
Pelo visto, os pouco mais de 100 gols que faltam para Messi ultrapassar Paulino o filipino Alcántara e se tornar o maior artilheiro da história do Barcelona - e aí quebrar os recordes sem asteriscos - vão demorar muito pouco para sair. Afinal, talento e torcida não faltam
.